Veja as dicas para trabalhar em casa

Vai trabalhar em casa e tem filhos? Veja como se organizar!

 

Veja algumas dicas para te ajudar a organizar sua agenda profissional e pessoal

O famoso “home office” (trabalhar em casa) para quem tem filhos é uma vantagem, é fato! Sem contar que permite à mulher acompanhar de pertinho o crescimento dos pequenos, sem abrir mão de sua vida profissional. Mas para equilibrar esses dois papéis é preciso planejamento e organização para administrar o tempo e as prioridades. Até porque, o dia a dia de uma mãe empreendedora vai demandar também os cuidados na rotina dos filhos, comoa hora de acordar, hora de comer, de estudar, de brincar, de dormir, etc.

Para a paulistana Patrícia de Andrade, 42 anos, ser mãe e empreendedora é um desafio diário. “Sou mãe de uma menina, a Eduarda, com 5 anos. Fui gestora em empresas e, quando a Duda estava com um aninho, resolvi ficar mais perto. Foi quando eu e mais duas amigas criamos uma agência de assessoria de imprensa. Hoje, a minha vida é bem louca, mas posso me dar ao luxo de estar perto dela. A Duda entra na escola às 11horas. Eu acordo às 5h30, leio os e-mails, jornais, vou à academia. Volto e cuido dela até o horário de ir para a escola, quando, então, pego forte no trabalho e reuniões. Quando sobram coisas para finalizar, eu espero a Duda dormir à noite e recomeço”, explica a Patrícia.

Segredo para administrar casa x filhos x empresa

Planejamento é a palavra-chave para conseguir administrar o tempo entre filho e empresa. “Veja sua a empresa como um novo filho, alguns cuidados são os mesmos. O plano de negócios é como um pré-natal, que precisa ser feito antes da empresa ser aberta. A mãe que planeja adequadamente toda a gestação do empreendimento tem chances de ter um “filho” produtivo. Não é saudável trabalhar em um negócio de forma desorganizada”, explica o diretor superintendente do Sebrae em São Paulo, Bruno Caetano no livro “Minha mãe é um negócio”.

Trabalhar em casa não é nada fácil e exige toda a ajuda que você puder obter de seu companheiro, familiares e até amigos. Uma boa dica é distribuir tarefas para os membros da família. Algumas coisas são fundamentais e outras podem esperar. “Como trabalho a maior parte da semana em home office, tenho de cuidar também da gestão da casa. Afinal , trabalhar em casa é tranquilo… só que não. Hoje, trabalho muito mais do que quando eu cumpria a carga das 9 às 18 horas”, lembra Patrícia Andrade.

Criança no ambiente de trabalho

Uma boa dica para conseguir conciliar, sem problemas, “casa e trabalho” é criar um espaço reservado ao trabalho, mesmo que seja um cantinho na sala. O ideal seria um lugar onde você não precise tirar e colocar suas coisas diariamente. “As crianças não podem agir como se a empresa fosse uma extensão de casa. Elas podem visitar a empresa, mas devem entender que aquele é um espaço de trabalho, não de brincadeira”, explica Patricia Travassos, autora do livro Minha mãe é um negócio.

5 dicas de Patrícia de Andrade para conseguir administrar a agenda:
1-Organize a sua agenda um dia antes. Escreva as prioridades.
2-Acorde e medite ou faça a sua oração em agradecimento por mais um dia. Peça discernimento. Pode parecer besteira para alguns, mas ajuda muito!
3-Tente não se atropelar. Muitas vezes, queremos dar conta do universo e nos esquecemos de que não somos a Mulher-Maravilha. Respire!
4-Tenha em mente que o seu trabalho e a sua profissão são muito importantes para você, mas não se esqueça de que a prioridade é seu filho. Reserve um tempinho do dia para ficar com ele, se entregue a este momento.
5 – Faça exercícios físicos. Eles ajudam muito na disposição para superar as batalhas diárias que todo empreendedor enfrenta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *