Veja as dicas para trabalhar em casa

Vai trabalhar em casa e tem filhos? Veja como se organizar!

Home office é uma delícia! Acompanhar de perto o crescimento dos pequenos sem abrir mão da vida profissional é praticamente um sonho de consumo da mãe moderna. Mas, equilibrar esses dois papéis exige planejamento e organização. Ser uma mãe empreendedora é também saber cuidar da hora de acordar, de comer, de estudar, brincar e dormir.

 

Qual o segredo para administrar casa, filhos e empresa?

Planejamento é a palavra-chave para conseguir administrar o tempo entre filhos e empresa. “Veja sua a empresa como um novo filho, alguns cuidados são os mesmos. O plano de negócios é como um pré-natal, que precisa ser feito antes da empresa ser aberta. A mãe que planeja adequadamente toda a gestação do empreendimento tem chances de ter um “filho” produtivo. Não é saudável trabalhar em um negócio de forma desorganizada”, explica Bruno Caetano, hoje  CEO do Sebrae em São Paulo, no livro “Minha mãe é um negócio”, de autoria de nossa colunista Patricia Travassos.

Trabalhar em casa não é nada fácil e exige toda a ajuda que você puder obter de seu companheiro, familiares e até amigos. Trabalhar em casa não significa trabalhar menos. Por isso, distribua tarefas para os membros da família. Algumas coisas são fundamentais e outras podem e devem esperar.

 

Criar um espaço de trabalho é fundamental

Para conseguir conciliar, sem problemas, casa e trabalho, crie um espaço reservado ao trabalho, mesmo que seja um cantinho na sala. O ideal é um lugar onde você não precise tirar e colocar suas coisas diariamente. E, mesmo que esse espaço não esteja envolto por paredes ou barreiras físicas, ele tem que ser tratado e respeitado como um escritório de fato.

Como a Patricia Travassos ressalta, as crianças não podem agir como se a empresa fosse uma extensão de casa. Elas podem sim visitar a empresa, mas devem entender que aquele é um espaço de trabalho e não de brincadeira.

 

5 dicas para você administrar sua rotina

Para que você não se desespere concluindo que na prática a teoria é outra, o #MCP tem cinco dicas que vão fazer toda a diferença em sua jornada diária de mãe e empreendedora!

  1. Organize a sua agenda um dia antes. Pode ser no papel, no smartphone, tablet, num quadro branco, o que funcionar melhor para você.
  2. Assim que acordar, medite ou faça a sua oração de agradecimento por mais um dia. Peça discernimento. Pode parecer besteira para alguns, mas ajuda muito!
  3. Tente não se atropelar. Muitas vezes, queremos dar conta do universo e nos esquecemos de que não somos a Mulher Maravilha (não o tempo todo!). Respire fundo e sempre!
  4. Tenha em mente que o seu trabalho e a sua profissão são muito importantes para você, mas não se esqueça de que a prioridade são seus filhos. Reserve um tempinho (não tão “inho” assim) do dia para ficar com eles. Entregue-se com vontade a este momento.
  5. Faça exercícios físicos. Eles dão muita disposição, e você vai precisar dela para superar as batalhas diárias que todo empreendedor enfrenta.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *