Vamos jogar Stop?

Por Fernanda Farinelli

Jogos educativos e Jogos para crianças

 

Para tudo!!!

Você sabia que o jogo STOP também é chamado de adedanha ou adedonha? As palavras podem parecer esquisitas, mas jogar é uma delícia! As crianças que acabaram de ser alfabetizadas adoram desafios que envolvem a escrita, e os adultos se divertem relembrando suas infâncias.

Para jogar, não é preciso nada além de papel, caneta e tempo reservado para a diversão. STOP é um jogo de conhecimentos gerais e específicos que exige agilidade de pensamento e memória. O grau de dificuldade aumenta de acordo com as categorias escolhidas.

Tudo pronto? Então vamos adedanhar!

 

JOGO STOP

Tipo de jogo: Competição

O que estimula: Memória, linguagem, rapidez de raciocínio, concentração, raciocínio lógico e criatividade

Idade recomendada: crianças que já estejam alfabetizadas

Onde brincar: em qualquer lugar

Número de participantes: 2 ou mais

Material necessário: papel e caneta

Como jogar:

  • Cada jogador desenha, em sua folha de papel, uma tabela. O número de colunas deve corresponder a número de categorias escolhidas.
  • Que categorias escolher? Desde as mais tradicionais como Nome, Cor, Fruta, Animal, Carro, Marca, CEP (cidade, estado e país) e Objeto, até as mais elaboradas como Partes do Corpo Humano, Profissão, Títulos de Filmes e Programas da Televisão. E que tal também fazer a coluna Minha mãe é…para que os adjetivos corram soltos?
  • O objetivo do jogo é preencher todas as colunas com palavras que começam com a letra da rodada, o mais rápido possível.
  • Para definir a letra da rodada, cada jogador mostra uma quantidade de dedos das mãos. A contagem é feita seguindo a ordem do alfabeto. As letras H, Q, K, W e Y podem ser excluídas da brincadeira se você achar muito difícil para a criança encontrar palavras com elas.
  • Definida a letra, os participantes devem preencher todas as categorias o mais rápido possível. Quem terminar grita “STOP!” e, imediatamente, todos os outros param de escrever. Tem início a análise das respostas e a contagem dos pontos.
  • Caso nenhum jogador saiba preencher determinada categoria, os participantes podem definir tempo de término para aquela rodada.
  • A pontuação é assim:
    • Respostas iguais na mesma categoria: 5 pontos.
    • Respostas diferentes: 10 pontos.
    • Único jogador a responder em determinada categoria: 20 pontos.
  • O total de pontos de cada jogador é calculado.
  • Vence quem tiver mais pontos no final do jogo.

 

Quando parar? Só quando der vontade. O #MCP garante horas de diversão e quer saber que categorias você escolheu e as melhores respostas que as crianças deram. Escreva pra gente contando!

 

Este artigo faz parte da série especial “Jogos educativos e jogos para crianças”

 

LEIA TAMBÉM:

Outros artigos da coluna “JOGOS E BRINCADEIRAS”

 

 

#jogoparacrianca #jogoeducativo #jogoinfantil #jogostop #adedonha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *