Quais as melhores frutas para dar ao bebê?

Quais as melhores frutas para dar ao bebê?

 

Banana, bananeira. Goiaba, goiabeira. Laranja, laranjeira. Maçã, macieira. Quem já está soltando a voz com a música Pomar, do Palavra Cantada, vai adorar as dicas que o #MCP tem para dar quando o assunto são frutas na alimentação dos bebês.

Como já sabemos, o leite materno é a melhor fonte de nutrição para um bebê. A partir dos seis meses, você deve introduzir, gradualmente, sólidos em sua alimentação, o que significa que a proporção de leite materno diminui. Assim, os alimentos substitutos precisam ser altamente nutritivos para que o bebê tenha um crescimento saudável.

Ao mesmo tempo, nenhum alimento pode ser difícil de engolir ou digerir. Por isso, as frutas são uma ótima pedida. Elas podem ser oferecidas na forma de suco ou purê, tudo vai depender da aceitação da criança. Caso ela rejeite alguma fruta, insista e ofereça outra. Com tanta variedade de sabores e texturas, algumas vão certamente agradar até os paladares mais exigentes!

Que frutas devo escolher?

 

Escolha sempre frutas de época, especialmente aquelas disponíveis em feiras livres, mercados municipais, sacolões e feiras de orgânicos. Mas vamos ficar por dentro de frutas especialmente nutritivas e saber que benefícios elas trazem para o bebê?

Abacate é fonte de gordura saudável

 

O abacate é uma excelente opção de alimento para o bebê, pois é muito nutritivo e adequado para seu desenvolvimento. A fruta é fonte de gordura saudável, rica em vitaminas A e E e em minerais como potássio, cálcio e ferro. Pode ser misturado com leite materno ou outras frutas que o tornem mais saboroso e docinho para o bebê.

Banana previne cãibras musculares

 

Banana não tem, caroço, meu bem, passa em qualquer pescoço, neném! A banana é famosa por ter grande quantidade de potássio e prevenir cãibras musculares. Com grande quantidade de fibras, a banana também é rica em vitaminas B2, B6 e C. A banana maçã é bastante recomendada, pois tem o sabor mais suave e é menos alergênica. No entanto, não ofereça se o bebê estiver com intestino preso.

Laranja previne gripes e resfriados

 

Laranja é sinônimo de vitamina C, um antioxidante que fortalece o sistema imunológico e ajuda a prevenir gripes e resfriados. A vitamina C também auxilia na absorção de ferro dos alimentos, então oferecer ao bebê um suco antes das refeições ajuda a manter a anemia longe. A laranja lima é a menos ácida de todas e, portanto, a mais indicada para os bebês.

 

Maçã auxilia na regulagem do intestino

 

A maçã é uma excelente fonte de vitaminas do Complexo B, C e E, além de potássio e fibras, que auxiliam na regulagem do intestino. Ao contrário do que muita gente pensa, a maçã não tem nenhuma substância que previna as cáries. No entanto, mastigar uma fruta com essa textura auxilia a limpeza dental.

 

Mamão é bom para prisão de ventre

 

O mamão é muito conhecido por soltar o intestino, então é um grande aliado quando o bebê apresenta prisão de ventre quando começa a comer sólidos. Com bastante água em sua composição, é um excelente hidratante natural. Em sua composição há também uma enzima chamada papaína, que acelera a cicatrização de feridas.

Manga tem ação antioxidante

 

Uma das frutas preferidas pelos bebês, que raramente recusam seu irresistível sabor adocicado, a manga é rica em vitamina A, cálcio, potássio e ferro. A manga é excelente fonte de antioxidantes, que protegem as células sadias do organismo. Como, geralmente, os pequenos não gostam dos fiapos, dê preferência à manga Palmer, que é bem menos fibrosa que suas parentes.

Melancia é um excelente hidratante

 

Riquíssima em água, a melancia garante uma excelente e gostosa hidratação para os bebês. A fruta também tem vitamina A, importante para o desenvolvimento dos ossos, e B6, que atua na produção de anticorpos.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *