Primeiro presente para recém-mamães e recém-bebês

Foto: Mãe com Prosa

PRIMEIRO PRESENTE

Por Renata Bianchi

 

Semana passada a filha número quatro do Silvio Santos dividiu opiniões após divulgar o presente que comprou para a filha da Eliana, a Manuela, que acabou de completar um mês. Viva! (quem não sofreu junto com a Eliana as incertezas de uma gravidez de risco?)

 

Voltando ao caso do presente, na verdade não é esse o caso, pois cada um dá o presente que bem entende, não é mesmo? Mas essa história me deixou curiosa com uma coisa: existe etiqueta na hora de presentear um recém-nascido?

 

De uma forma geral, as regras “oficiais” relacionadas a presentes se restringem a levar uma lembrancinha divertida para o irmão mais velho, se houver, e também é de bom tom presentear os pais.

 

Presente para os pais a gente pode abrir uma lista extensa numa próxima vez, mas um conselho que eu dou para as amigas mais íntimas de qualquer mãe é: foque num presente bem útil para o bebê nesse primeiro momento e planeje algo relaxante para a mamãe nos próximos meses. E pode ser qualquer coisa relaxante, na maioria das vezes simplesmente a presença e uma boa prosa.

 

Mas o que seriam presentes bem úteis para recém-mamães e recém-bebês?

Fiz uma lista que pode ajudar:

 

 

 

1 – Macacão nunca tem erro! Mas aposte na numeração M ou G, pois tamanhos pequenos são usados quase nada.

 

2 – Colar de âmbar. Não sei se serve pra todo mundo, mas aqui em casa foi um santo remédio nos incômodos com os dentinhos, uma das questões dos primeiros meses. Sabe aquele presente que sempre vão te agradecer? Tai uma oportunidade.

 

3 – A famosa naninha, que antes vinha em forma de fralda de boca ou mantinha, agora tem diversos formatos e espécies. É um ótimo apetrecho de berço.

 

4 – Falando em apetrechos… os brinquedos que estão mais próximos de um recém-nascido brincar geralmente são os chocalhos, mordedores, bichinhos molinhos com formatos, cores e texturas diferentes. Em menos de três meses esses objetos serão bem úteis. E se quiser sair do tradicional, inspire-se em vídeos sobre objetos e experiências sensoriais.

 

5 – Kit com artigos de higiene são sucesso garantido também! Mas vale se atentar no perfil e costume dos pais antes de comprar, senão vira aquele presente de grego que a gente recebe, não usa e ainda precisa se livrar dele.

 

6 – Fraldas, fraldas e muitas fraldas! Taí um presente que ajuda a economizar. Prefira o tamanho M, G ou pergunte direto aos pais.

 

7 – Livros legais sobre o desenvolvimento do bebê também são boas opções, pois informação nunca é demais.

 

8 – Sling! Se a mãe ainda não tiver um, com certeza esse é o presente mais maravilhoso dessa lista! A Patrícia já falou sobre a importância de um colinho.

 

9 – Uma bolsinha anti-cólica de ervas pode ser um artigo muito últil a partir da primeira quinzena. Caso o bebê tenha cólicas, a mamãe com certeza vai lembrar de você.

 

10 – Trocador portátil. Muitas mães só se lembram da importância desse item depois do primeiro passeio, e precisa ser confortável.

 

11 – Falando em coisas portáteis, facilitadores de viagens e passeios sempre serão bem-vindos. Exemplos: esterilizador portátil, potes térmicos, um bom armazenador de água, cadeirinha de caminhada… existe uma infinidade de coisas para cada perfil de família.

 

12 – E para quem adora uma lenda, os sapatinhos vermelhos podem funcionar. Esse costume cigano simboliza proteção e desejo de boa sorte, saúde e felicidade para o resto da vida. Fofo, vai?

 

 

 

Essa foi uma lista rápida de vários itens que podem pegar bem numa primeira visita ao recém-nascido. Na dúvida, vale lembrar de que quanto mais intimidade com os pais do bebê, maior a criatividade que podemos ter com os presentes.

 

Quanto ao presente que a filha da Eliana recebeu, trata-se de uma boneca vestida de macaquinho de uma linha que traz bebês com roupas de bichos. Daqui alguns meses ela vai se divertir bastante com o brinquedo.

 

E vocês, alguma dica boa para acrescentar na nossa lista?

 

Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *