No dia das crianças, eu também quero meu presente!

 Na semana das crianças, eu também quero meu presente!

Por Patricia Travassos

 

Antes mesmo que eu concluísse a minha historinha com o bom e velho “e viveram felizes para sempre”…tchibum! Uma onda destruiu tudo e, de quebra, encheu nossos biquinis de areia. Os personagens sumiram, meu castelinho desmoronou… “Mas, tudo bem, filha! Vamos começar tudo de novo: Era uma vez…”

 

Depois de uma manhã inteira cavando na praia para desespero da minha lombar e diversão da minha pequena, meu pai, intrigado, comentou:

“- Nossa, filha! Você nunca gostou de brincar assim, se sujando. Nem quando era criança!” E eu respondi: “Sério? Parece que fiz isso a vida inteira!”

 

A maternidade é mesmo uma experiência surpreendente, cheia de mistérios. Nem a gente sabe dizer de onde vem tanto talento para cantar, para inventar histórias, desenhar, interpretar…um teste para nossa capacidade de improviso e imaginação.

 

Manter uma criança entretida não é para qualquer um. Ou melhor, é sim. Para qualquer um que se lance na aventura de viver sem medo de parecer ridículo, sem autocensura e sem pudores. Ou seja: para quem esteja disposto a voltar a ser criança.

 

Fora a memória fotográfica guardada em álbuns de capa de couro na casa dos meus pais, guardo poucas lembranças da minha primeira infância. São flashes, cheiros, sabores e muitas suposições. Uma pena! Lembro bem da vontade que tinha de crescer. De usar batom, salto alto, soutien… Uma pena!

 

Que bom que a maternidade tenha me devolvido a chance de ser criança de novo. Ok, ok… com a responsabilidade de criar um outro ser e sem a inocência do passado. Mas com muita vontade de aproveitar cada momento, arriscando mais, experimentando mais e me levando menos a sério. No ritmo da maré, a gente acaba aprendendo que tudo tem altos e baixos, direitos e deveres, castigos e recompensas. Por falar em recompensas, não se esqueçam do meu presente nessa semana das crianças. Eu quero, eu quero, eu quero!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *