Jogos criativos: Futebol de tampinhas

Por Fernanda Farinelli

 

 O que é o futebol de tampinhas?

 

O futebol de tampinhas é um jogo tradicional que certamente fez parte da infância e da adolescência de muitos pais e avôs. Naqueles tempos, a tecnologia ainda não estava presente no cotidiano dos pequenos, então, a criatividade era o principal combustível da diversão.

 

Assim, tampinhas de garrafa e pedrinhas garantiam animadíssimas partidas de futebol. As regras e os materiais utilizados variavam de acordo com a região em que o futebol de tampinhas era jogado, e também sofreram algumas mudanças com o tempo, mas a brincadeira segue entusiasmando a todos.

 

Hoje existe até a versão online do futebol de tampinhas, mas a ideia aqui é montar o campo, escolher os jogadores e deixar a bola rolar!

 

 

 

Jogos criativos: Futebol de tampinhas

 

Tipo de jogo: Competição.

O que estimula: Concentração, foco, coordenação motora, estratégia, criatividade.

Idade recomendada: A partir de 5 anos.

Onde brincar: Em qualquer lugar.

Número de participantes: 2 jogadores.

Material necessário: 3 tampinhas de garrafa pet, pedrinhas ou outros materiais.

 

 

 Como jogar:

 

– O primeiro passo é definir o campo. Pode ser um retângulo de mais ou menos 1,5 m de comprimento por 1 m de largura (uma mesa de jantar retangular pode resolver o problema). Nas linhas de fundo do campo, monte uma trave com pedrinhas, ou qualquer outro material, com aproximadamente um palmo de abertura.

– Os dois jogadores atacam com as mesmas 3 tampinhas.

– O jogador sorteado para iniciar a partida posiciona as 3 tampinhas próximas ao seu gol, formando um triângulo.

– Desloque as tampinhas com toquinhos, com a lateral da palma da mão ou com a lateral dos dedos dobrados. Só não vale conduzir ou empurrar as tampinhas.

– A tampinha tocada deve sempre passar pelo meio das outras duas, formando uma espécie de trança.

– Cada jogador pode dar 4 toques na jogada, ou seja, cruzar 3 vezes e, no quarto cruzamento, finalizar ao gol.

– Se, durante o ataque, alguma das tampinhas sair do campo pela lateral ou pela linha de fundo, ou se a tampinha tocada não passar pelo meio das outras duas, o jogador perde a vez e o adversário inicia sua jogada colocando as 3 tampinhas, em formato de triângulo, na frente do seu gol.

 

 

O objetivo do jogo é fazer mais gols que o adversário. É possível também jogar em duplas e organizar torneios. Ah, e meninas também adoram a brincadeira!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *