Estratégia, atenção e coordenação motora: joquempô

Foto: Mãe com Prosa

Estratégia, atenção e coordenação motora: joquempô

Por Fernanda Farinelli

 

Joqueeeeemmmpô!!

Quem nunca jogou joquempô, que embrulhe a primeira pedra. Esse jogo mundialmente conhecido, além de simples é muito divertido. Estimula a atenção e estratégia das crianças, em alguns países o jogo é levado tão a serio que são criados torneios televisionados, como o campeonato mundial, que é disputado anualmente em Toronto no Canadá.

 

 

Tipo de jogo: Recreativo

O que estimula: Atenção, estratégia e coordenação motora

Idade recomendada: a partir de 5 anos

Onde brincar: em qualquer lugar

Número de participantes: 2 ou mais jogadores

Material necessário: não há

 

 

O joquempô, também conhecido como pedra, papel e tesoura, é um jogo simples e recreativo, jogado por duas ou mais pessoas, usando somente as mãos.

 

 

Teve origem no Japão, e os primeiros registros que se têm da brincadeira estão no livro chinês Wuzazu, escrito durante a Dinastia Han, entre os anos 206 a.C. e 220 d.C. No século 17, o jogo com os elementos que conhecemos hoje já era popular na China e no Japão, e no século 20 já havia se espalhado pelo mundo.

 

 

É também usado como método de seleção, na escolha de times ou quem deve iniciar uma brincadeira, assim como o par ou ímpar, dados, dois ou um, etc., mas com a diferença que esses jogos contam apenas com a sorte, e no joquempô, a habilidade pode contribuir para o sucesso do jogo. Ao reconhecer e explorar a estratégia do adversário, é possível anteceder as suas jogadas.

 

 

Conhecido em vários lugares do mundo, alguns países usam suas tradições nas regras da brincadeira, substituindo a pedra, o papel e a tesoura por outros símbolos. Na Índia, por exemplo, usam-se “homem”, “arma” e “tigre”: o homem usa a arma, a arma mata o tigre e o tigre mata o homem.

 

 

Outras variações também podem deixar o jogo mais divertido e dinâmico. É possível incluir mais sinais, de acordo com a criatividade dos jogadores. Na série americana, The Big Bang Theory, Sam Kass criou uma variação que ficou popularizada, conhecida como Pedra, papel, tesoura, lagarto, Spock. As regras, nesse caso, são: pedra esmaga lagarto, lagarto envenena Spock, Spock quebra tesoura, tesoura decapita lagarto, lagarto come papel, papel contesta Spock, Spock vaporiza rocha.

 

Regras do jogo:

 

No joquempô, os jogadores devem esticar uma de suas mãos, simultaneamente, apresentando um símbolo.

 

O símbolo da pedra é representado pela mão fechada, o papel pela mão aberta e a tesoura com os dedos indicador e médio esticados.

 

Então, os jogadores comparam os símbolos para verificar quem ganhou, seguindo a seguinte regra:

 

* Pedra ganha da tesoura (amassando-a ou quebrando-a);

* Tesoura ganha do papel (cortando-o);

* Papel ganha da pedra (embrulhando-a).

 

Caso dois jogadores façam o mesmo gesto, ocorre um empate e joga-se novamente até desempatar.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *