Jogo da Forca para estimular o vocabulário

Foto: Mãe com Prosa

Jogo da Forca para estimular o vocabulário

Por Fernanda Farinelli

 

 

Tipo de jogo: Competição

O que estimula: Raciocínio lógico, atenção e linguagem

Idade recomendada: a partir de 6 anos

Onde brincar: em qualquer lugar

Número de participantes: 2 jogadores ou em equipes

Material necessário: papel e caneta

 

 

JOGO DA FORCA

 

Depois da febre dos programas de soletrar nas tardes de domingo, não há quem não conheça a brincadeira.

Ninguém tem a menor ideia de quem inventou esse jogo simples, mas com boas possibilidades de estímulo. Dizem que ele surgiu na Inglaterra, como o Jogo da Velha que mostramos semana passada, mas seu primeiro registro oficial data de 1894 no livro “Traditional Games”.

 

Vantagens do jogo

 

Tirando a vantagem de usar apenas papel e caneta, o Jogo da Forca pode estimular a atenção e inteligência das crianças com as letras do alfabeto – uma ótima oportunidade para treinar a escrita e a pronúncia de novas palavras.

 

 

Objetivo do jogo

 

O jogador ou equipe responsável por definir a palavra secreta tem o objetivo de não permitir que seus oponentes a descubram. Por isso, devem escolher palavras que escondam alguma dificuldade. Uma dica bem básica é evitar palavras que tenham muitas vogais repetidas. Desta forma, aumentam as chances de ver o adversário “enforcado” antes que ele adivinhe a palavra.

 

 

Como jogar

 

* Antes de começar o jogo, escreva numa folha sulfite ou caderno todas as letras do alfabeto.

 

* Abaixo do alfabeto, faça o desenho de uma forca, deixando bastante espaço do lado direito. O jogador (ou equipe) pensa em uma palavra e, ao lado da forca, faz os traços de acordo com o número de letras da palavra escolhida. Cabe ao outro jogador ou equipe adivinhá-la.

 

* Para cada letra acertada faça um risco no alfabeto, ajudando o oponente a memorizar quais letras já foram sugeridas. Porém, para cada letra errada, o “enforcador” desenha uma parte do corpo de um bonequinho na forca.

 

 

* Haverá 7 chances de erros na palavra, pois para o boneco enforcado ficar completo, é preciso desenhar em cada erro as partes do corpo nesta ordem: cabeça, tronco, perna esquerda, perna direita, braço esquerdo, braço direito e a FORCA.

 

* Se o jogador desafiado conseguir acertar a palavra antes que se complete o desenho, ele ganha o jogo.

 

* Se a equipe “chutar” a palavra antes de completá-la e errar, o ponto será da equipe adversária.

 

 

 

* Dica: com muitos jogadores, faça um desafio onde cada equipe deve adivinhar a palavra da outra. Para os mais jovens, dê dicas que ajudem a descobrir a palavra certa, por exemplo: “é o nome de uma flor”, “é uma comida que você gosta”, etc.

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *