Dominando o dominó!

Por Fernanda Farinelli

Jogos educativos e Jogos para crianças

 

Será que você adivinha qual é a origem do dominó? Pois esse jogo hoje tão popular entre crianças e adultos se tornou conhecido lá na China no ano de 190 AC. E ele era usado justamente para fazer adivinhações!

 

Aqui no Brasil, o dominó chegou junto com os portugueses no século XVI. O jogo tal qual conhecemos aqui no ocidente normalmente tem 28 peças e também é chamado por nome que parece de agente secreto: duplo-6.

 

Quando uma criança aprende a jogar dominó, cujas regras não são tão simples assim, é natural que ela goste de comprar peças ou queira devolvê-las quando não são as que elas precisam. Mas, com um pouco de paciência, até os menores compreendem e cada vez precisam menos de auxílio dos adultos.

Além do dominó com números, existem também aqueles com figuras e cores, que as crianças adoram e mesmo as mais novas não ficam de fora. E as peças podem ser confeccionadas em família, divertindo todo mundo.

 

Vamos às regras?

 

 

JOGO DE DOMINÓ

Tipo de jogo: Competição 

O que estimula: Raciocínio lógico-matemático, rapidez de raciocínio, percepção visual, coordenação motora, concentração e também criatividade quando as peças são confeccionadas.

Idade recomendada: A partir de 3 anos, iniciando com o dominó de figuras.

Onde brincar: Em qualquer lugar.

Número de participantes: 2 a 4.

Material necessário: jogo de dominó comprado em lojas especializadas ou confeccionado pela família.

Como jogar: 

  • O jogo tradicional tem 28 peças retangulares, cada uma é dividida em dois espaços nos quais aparecem números de 0 a 6. As peças têm todas as combinações possíveis entre os números.
  • Para iniciar uma rodada, embaralhe as peças e coloque todas de cabeça para baixo.
  • Cada jogador escolhe 6 peças da mesa.
  • Inicia o jogo quem tiver a maior dupla, ou seja, o duplo-6 (peça com o número 6 nas suas duas pontas). Caso ninguém tenha essa peça, inicia quem tiver a peça dupla de maior valor.
  • O jogo deve rodar em sentido horário. Um jogador por vez deve encaixar uma das peças de sua mão em alguma das extremidades das peças que estão em jogo. Esse encaixe somente é permitido se tiverem números iguais.
  • Se o jogador da vez não tiver nenhuma peça que encaixe no jogo, ele pode comprar na mesa até encontrar uma peça que se encaixe. Mas, com as compras, o jogador acumula peças nas mãos.
  • O objetivo do jogo é colocar todas as suas peças no jogo antes dos adversários.

 

Este artigo faz parte da série especial “Jogos educativos e jogos para crianças”

 

LEIA TAMBÉM:   

Outros artigos da coluna “JOGOS E BRINCADEIRAS”

 

#jogoparacrianca #jogoeducativo #jogoinfantil #domino

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *