Como perder os quilinhos a mais que vieram com a gestação?

 

Amamentação, manter uma dieta equilibrada e exercícios leves: três segredos básicos para voltar ao antigo corpo!

Você passa nove meses na expectativa de receber seu bebê, se dedica para seguir uma alimentação saudável e que permita ao pequeno absorver o máximo possível de nutrientes. Ok, depois da gestação, não é nada fácil perder os quilinhos que ficaram. Mas calma, é possível retomar o antigo corpo. Uma pesquisa conduzida por médicos do Canadá com cerca de 300 mulheres saudáveis indica que o período entre três e 12 meses depois do parto é o ideal para perder os quilos a mais ganhos durante a gravidez.

Claro, nem pense em fazer dietas malucas e priorize a sua saúde e do recém-nascido. Até a amamentação vai te ajudar nesse momento, sabia? Um dia de amamentação equivale a 30 minutos de corrida. Produzir 750 ml de leite por dia deve consumir cerca de 700 cal sem ter que correr uma maratona”, explica o Dr. Rogério A. Gomes, ginecologista do Hospital Sírio-Libanês.

Em média, ao longo dos nove meses de gestação, as mulheres costumam engordar cerca de 20% ou mais de seu peso total. Emagrecer depois do parto não é tão fácil, especialmente quando, por algum motivo, a mãe não pode amamentar. Mas, algumas vezes, mesmo assim, depois de o bebê nascer, o estresse, o cansaço e as noite mal dormidas fazem com que o peso normal demore para ser alcançado”, revela o médico.

 

Algumas dicas simples ajudam a recuperar o bem-estar, a disposição e a emagrecer naturalmente depois do parto!

Alguns exercícios para emagrecer no pós-parto podem ser iniciados a partir da 6ª semana depois do nascimento do bebê, ajudando a fortalecer o abdômen e a  combater a flacidez. Mas só devem ser realizados após a liberação do obstetra pelo risco de reabertura dos pontos da cesárea ou da episiotomia [realizada para ampliar o canal do parto].  Para quem tem outros objetivos mais específicos, existem os chamados exercícios de Kegel [pra fortalecer a área pélvica], que ajudam a combater a incontinência urinária e melhorar o contato íntimo”, indica Rogério.

Além disso, pequenas atividades podem fazer uma grande diferença na hora de perder os quilinhos extras. “Usar o canguru ou o sling é uma espécie de musculação. Andar de carrinho também é uma boa forma de gastar calorias e tonifica o abdômen, sem contar que faz muito bem à mente e à autoestima. 20 minutos de caminhada podem significar 100 calorias a menos”, explica o especialista.  

Para quem gosta de atividades na água, como natação e hidroginástica, só deve iniciar a prática após o período de 60 a 90 dias depois do parto, por precaução contra infecção uterina.

 

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