Bebidas que devem ser evitadas durante a gestação

Café, refrigerante e chá de canela não são indicados nesse período!

 

Gerar um bebê requer muita dedicação da futura mamãe. Por isso, as restrições durante a gravidez não são poucas. É importante lembrar que cada decisão implica diretamente na formação do feto.  Sua rotina alimentar muda e algumas bebidas devem ser riscadas ou bastante moderadas de seu cardápio. “Por não existir um limite pré-estabelecido para o consumo de álcool na gestação, ele deverá ser evitado. Pois pode ser transferido para o bebê através da placenta e comprometer seu desenvolvimento. Uma alternativa é substituir por coquetéis de frutas sem álcool como o Bloody Mary que é um coquetel feito com suco de tomate e sem álcool”, indica Dra. Andréa Marim, nutricionista.

Não são apenas bebidas com teor alcoólico que devem ser evitadas, refrigerantes tipo cola também: “Por ser uma bebida com grande concentração de açúcar, gases, cafeína, sódio e conservantes não traz ação benéfica a saúde. É aconselhável evitar os refrigerantes, prevenindo alguns desconfortos abdominais pelo excesso de gás. Por ser muito calórico pode contribuir para o aumento de pés. Caso escolha à versão light, ela contém muito sódio e poderá causar retenção de líquidos e aumento de pressão arterial”, a especialista.

Cuidado com o excesso de cafeína

Líquidos que possuem cafeína, como guaraná, cacau, chocolate, chá preto e cafezinho devem ser ministrados com moderação. “A cafeína atravessa facilmente a barreira placentária, quando consumida exageradamente podendo influenciar no crescimento e desenvolvimento das células fetais, baixo peso ao nascer, prematuridade e pode causar danos ao sistema nervoso do bebê. O consumo de cafeína em doses baixas não traz prejuízos para a gravidez”, explica Dra. Andréa.

 

Chá de canela é um abortivo natural?

Dizem que a canela, quando consumida em grandes quantidades, pode ser abortiva, porém não existe estudo científico que comprove esse efeito. Esse é mais um daqueles palpites que ouvimos desde os tempos da vovó. Como ignorá-los? “Só por garantia, prefira canela na utilização de fins culinários, em pitadas, sem prejuízo algum para as futuras mamães, suas propriedades diminuem a resistência à insulina prevenindo a diabetes gestacional”, revela a nutricionista.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *