6 idéias simples para você se cuidar melhor

 

Este ano, mamãe, é hora de se incluir na sua própria lista de tarefas!

 

Para viver um grande momento consigo mesma é preciso saber fazer boas escolhas (especialmente para mães ocupadas), mesmo que isso signifique sair de sua zona de conforto e colocar-se em primeiro lugar. Mas você pode se sentir saudável, pensar grande e viver uma vida alegre, tudo enquanto tenta equilibrar o tempo entre família e uma carreira. Qual o segredo? Projetar uma vida equilibrada através de escolhas intencionais que alimentam seu corpo, mente e alma.

 

Mais fácil dizer do que fazer, certo? É o que diz Julie Burton, autora de  The Self-Care Solution: A Modern Mother’s Must-Have Guide to Health and Well-Being.

 

“A maioria das mães sente uma enorme pressão sobre a escolha entre trabalhar ou ficar em casa, e quase todas as mães lutam com sentimentos de culpa quando passam tempo longe de seus filhos para cuidar de si mesmas”, diz Burton, cujos quatro filhos estão na faixa 12 a 22 anos. “As mães têm uma longa lista de tarefas e, muitas vezes se colocam na parte inferior da lista. Às vezes, elas nem fazem parte da lista”.

 

A própria luta de Burton na tentativa de equilibrar alegria e maternidade a levou a pesquisar mais de 400 mães, buscando idéias sobre como encontrar o  equilíbrio ao criar seus filhos. Seus desafios comuns e estratégias de sucesso ajudaram a listar conselhos práticos em seu livro. E o que será que eles tem em comum? Você não pode deixar de cuidar de si mesma.

 

“No momento em que você se torna mãe e se compromete a cuidar de seu filho, estabeleça um compromisso consigo mesa: vou me honrar e respeitar, cuidando regularmente de minhas necessidades, o que me fará mais feliz e mais capaz de cuidar da minha família” Burton diz. “Como mães, temos uma enorme oportunidade de dar um grande exemplo para nossos filhos de como ser gentil com nós mesmas, e, por sua vez, como ser gentil com os outros.”

 

Mas por onde começar? Especialmente se você esteve na parte inferior (ou completamente ausente) da sua própria lista de tarefas por um tempo? “Ponha-se de volta na lista!”, diz Burton. “Comece reservando 10 minutinhos por dia só para você, seja paciente com você mesma, mantenha seus sonhos vivos e trate-se com o amor e a compaixão que você mostra aos outros”.

 

Para ajudá-la a começar bem o ano, concentre-se nestas seis idéias e atividades simples de autocuidado para se tornar uma prioridade.

 

  1. Ponha seu corpo em movimento.

Se você precisa se exercitar mais frequentemente, escolha as atividades que a motivam. Faça uma aula de ioga ao ar livre. Inscreva-se para uma corrida de 5K. Contrate um personal trainer. Experimente Tai Chi. Compre um DVD de Pilates para fazer em casa. Burton aconselha adicionar um elemento de diversão, como brincar de dançar na sala de casa com seus filhos ou patinar.

 

  1. Coma bem.

A boa comida alimenta o seu corpo, por isso certifique-se de comer e beber com qualidade. “É uma tendência natural colocar seus filhos em primeiro lugar”, admite Sara Haas, porta-voz da Academia de Nutrição e mãe de uma menina de 4 anos de idade. “Mas você precisa se alimentar adequadamente. É ótimo para seus filhos vê-la cuidando de si mesma, porque com isso você está moldando um comportamento saudável.” Algumas idéias simples de como transformar isso em hábito? Faça uma dieta vegetariana uma vez por semana. Procure produtos orgânicos. Cozinhe em casa com mais freqüência. Beba água em vez de refrigerante. E dedique alguns minutos para planejar o que você vai ter em casa para que você possa fazer refeições rápidas, saudáveis ​​e fáceis.

 

  1. Conecte-se com amigos.

Não deixe sua rotina ocupada atrapalhar o tempo para a família e os amigos. Tente pelo menos reservar algum tempo para se conectar com amigos regularmente. Convide os amigos para um programa de 6a feira a noite ou para um café da manhã de sábado. Estabeleça uma meta de convidar amigos para jantar pelo menos uma vez por mês e planejar uma pizza e um filme com os filhos de todos.

 

  1. Cuide da sua saúde.

Você não deixaria seus filhos perderem seus exames anuais, certo?  Então não deixe sua própria saúde cair no esquecimento! Burton diz que ouviu muitas histórias de mulheres ignorando os sinais do seu corpo e deixando de procurar atendimento médico, resultando em sérias preocupações de saúde. Resultado? Programe exames anuais, exames adequados, mamografias, exames de pele, exames de Papanicolau, vacinas contra a gripe e exames de visão. E não deixe de ir ao dentista para um exame anual e limpeza.

 

  1. Durma bem

As mamães começam o dia frequentemente sugadas pela rotina de ter que deixar tudo pronto antes das crianças acordarem. Mas Alon Y. Avidan, Diretor do Centro de Transtornos do Sono da UCLA, adverte as mães a não economizarem no sono. “Sabemos por estudos que a falta crônica de sono tem consequências adversas para a saúde: as pessoas que dormem de forma consistente menos de seis horas experimentam aumento do apetite, o que provoca o aumento de peso e aumenta o risco de depressão, doenças cardiovasculares e diabetes tipo 2”, adverte. Coisas para evitar perto de deitar? Dr. Avidan diz ficar longe de comida, álcool, conversas emocionalmente perturbadoras e estimulantes (como cafeína e nicotina). Ele também aconselha estabelecer uma rotina regular e relaxante para dormir.

 

 

  1. Esteja conectada consigo mesma

Como mãe, é fácil perder-se nas rotinas do dia-a-dia da vida familiar: preparar refeições, lavar roupa, pagar contas, limpar a casa, etc. E aí quando você menos esperar, se passaram 10 anos e você não é sombra do que era antes. E o que fazer? Procure ter hobbies. Faça um diário. Medite. Fique ligada nas tendências do mercado caso tenha parado de trabalhar. “Meu livro lista perguntas de reflexão sobre o que lhe traz alegria, e isso pode mudar ao longo do tempo”, diz Burton. “Estamos evoluindo ao longo de nossas vidas inteiras e ficar conectado a nossas paixões mais internas é o que nos mantém vivos e alegres”.

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